quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Planejando com Hipertexto

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO

AUTORAS: Ana Carolina, Andrelina, Claudia, Clara, Fernanda, Patricia, Regilene e Suelen

DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: Fundamental 1
CONTEÚDO: Interpretação de enunciados de problemas
TEMA: Resolução de Situações Problemas

OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar e resolver problemas matemáticos, utilizando o hipertexto.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Interpretar e compreender os enunciados dos problemas.


DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:


  • Organizar as crianças em duplas e apresentar as situações-problema relacionadas ao cotidiano (anexo 1 - 2º ano);
  • Solicitar que os alunos descrevam um ao outro as possibilidades de resolução; utilizando o concreto;
  • Observar e interagir com os alunos os procedimentos utilizados para resolvê-los;
  • Perguntar: Quem pode ler o problema novamente? Há alguma palavra nova ou desconhecida? Do que ele trata? Qual é a pergunta? O que se quer saber?;
  • Retomar a leitura do enunciado quantas vezes forem necessárias e pedir que grifem informações que serão utilizadas. Em seguida, pedir que façam os cálculos, ou registrem da maneira mais adequada como chegaram na resposta.
  • Exibir no telão a proposta da mídia. As duas equipes, com suas cores de fichas diferentes, apresenta um aluno de cada vez para dar a resposta que foi discutida em grupo. O professor pode deixar tudo mais atrativo a eles se esconder longe da sala as fichas referentes às equipes. Eles têm o desafio de encontrá-las, correr, entregar ao professor e responder corretamente.

RECURSOS METODOLÓGICOS:
- Computador;
- Mídias ( cd’s e dvd’s, editados pelo SOME e SOMATEMATICA)
- Internet;
- Data Show;
- Lousa;
- Material do aluno: caderno, lápis, borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola, papel, tampinhas de garrafas pet, fichas de e.v.a. , em duas cores, com carimbo específico, etc.
Utilização de unidade, centena e dezena em fichas de E.V.A. com cores especificas para cada uma.
- Utilização e criação de jogos matemátiicos, usando tampinhas de garrafa pet.
- Utilização do material dourado.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada diariamente, através da participação, do interesse e de acordo com os objetivos alcançados, observando-se como cada aluno expôs sua forma de raciocínio, se usou técnicas que facilitassem a resolução dos problemas e se atendeu aos pré-requisitos necessários para chegar aos resultados corretos.
Utilizando-se os jogos das mídias SOME devemos considerar pontos positivos para a a equipe vencedora como incentivo à prática do bom trabalho em grupo. Pode-se avaliar tentando descobrir como o aluno chegou ao resultado, quanto ao método que foi usado por ele, à partir da observação e explicação do aluno.
Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos procedimentos utilizados.Observe também a participação nas situações de discussão registrando opiniões.

Maria Clara Ercolin
Andrelina Vitti (Nina)
Regilene Urquiza
Tatiana Godoy Franco
Elizandra Zamboni da Silva
Gabriela Dos Santos Fonseca
Camila Dias Bueno Tavares de Souza
Rafaela Ometto




ANEXO 1 - 2º ano

Luana chegou com 14 tampinhas e saiu com 30. Quantas figurinhas ela ganhou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário